sábado, 23 de maio de 2009

Testemunhos!

MAIOR DISPONIBILIDADE PARA DEDICAR ÁS MINHAS PAIXÕES

A minha aposentação, deu-me mais tempo para poder partilhar saberes e experiências acumuladas pela Universidade da Vida, mas também mais tempo para maior recolha de testemunhos e tratamento de documentos antigos.
Em Cancelos / Sebolido, no Rio Douro e em Nogueira da Regedoura com Riacho, onde ambos passam a escassos metros das minhas habitações são um factor de união e nunca separação das minhas convicções e partilhas, como seguramente uma lufada constante de lubrificação e inovação da mente. Como tal, quando chegar o dia de ter de partir, não me vai custar mesmo nada morrer. Vai é custar-me imenso, saber que tenho de deixar tudo o que amo.
Mesmo sabendo que não tenho tudo o que amo, tenho plena convicção de saber amar tudo aquilo que tenho.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Uma Paixão que perdura!

COMPANHEIRISMO MARAVILHOSO

Uma Fotografia com cerca de cinquenta anos e que já andou por Terras da Guiné em 1968/1969, quando o Joaquim Ferreira que está na fotografia lá prestou serviço no Exército.

Tirada no Penedo junto ao Eucalipto grande no S. Domingos da Serra. Ao Lado Direito a Freguesia da Raiva, de frente o Rio Douro, vendo-se o areio Dórtes desde a Pesqueira da Açorda um pouco abaixo de Quebra-Figos.

« SAUDADE QUE PERDURA»
BOM BARQUEIRO, VENHA ATRAVESSAR- ME DE MIDÕES/ABITUREIRA

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Rio Mau - Penafiel


Fotos demonstrativas de toda a riqueza paisagística da pitoresca freguesia de Rio Mau

Fotos maravilhosas da Freguesia de Rio Mau, a mais recente do concelho de Penafiel. Terra de gente hospitaleira, tem rio e riacho, moinhos em ruínas na Estivada e montes onde tocam os sinos na torre da igreja. Gentes que desde o tempo de outrora acalentam a esperança da construção de uma ponte que faça a ligação com a freguesia de Pedorido que em tempos idos já lhe pertenceu. Uma aspiração legitima e ambicionada por todas as freguesias circunvizinhas, de ambas as Margens do Rio Douro.


Bateira :- Barco de transporte de pessoal. Descarregando porque a travessia sobre o Rio Arda não era possível por a ponte estar submersa pela enorme súbida do caudal do rio.















Recordando a segunda maior cheia ocorrida rio Douro no ano de 1962. As águas junto à Igreja Matriz de Pedorido













A ponte de ferro está submersa. O rio Arda está ao lado esquerdo da bateira. A embarcação encontra-se ancorada junto á casa ainda hoje existente e onde finda a ponte antiga.

Se na maior cheia ocorrida no Rio Douro no ano de 1909, na qual o caudal do rio subiu um metro acima da de 1860 e onde a maior referência próximo de nós, é a antiga ponte de Entre-os -Rios, onde chegaram a estar as tropas do Exército prontas para a cortar o tabuleiro e assim evitar que o ancoramento das árvores no mesmo tabuleiro fizesse emergir o Lugar dse Entre-os Rios e a freguesia do Torrão. A de 1962 está marcada em inúmeros locais da freguesia de Sebolido e Rio Mau. Sendo que esta terá ficado o caudal a poucos centimetros abaixo dfa de 1909 e acima da de 1860.

NAVEGAR NA ROTA DA MEMÓRIA É SEMPRE UMA NAVEGAÇÃO IMPORTANTISSIMA

Como Recordar é viver duas vezes, vale a pena a referência.


Dedicatória: Pretensão de com este trabalho homenagear todos aqueles que em procura de uma vida melhor se viram forçados a abandonarem as suas Terras de origem junto ás margens do Douro, sendo que muitos deles vivem na Vila de Nogueira da Regedoura e Terras circunvizinhas, sendo que para que muitos deles foi uma partida sem retorno, por razões diversas perderam a identidade com as suas terras natais. Que encontrem neste blogue e nos meus outros elos de ligações e recordações com as suas origens.

Também pela minha parte um reconhecimento para com a Vila de Nogueira da Regedoura, pela oportunidade de lá residir à muitos anos. Onde foram residir os meus familiares. Na qual conheci minha cara metade. Nela foram fabricadas e nasceram as minhas duas filhas. A qual servi autarca e a ela continuo ligado por lá residir, pelos amigos e laços familiares. Mas também com imensas familiariedades.

Acredito que a pretensão desta minha pequena contribuição, possa via a ser um despertar de uma continuidade constante para novas divulgações.

São Recordações Gratificantes que a Memória não deixa que se apaguem.

RECORDAÇÕES E SAUDADES DO BOLETIM INFORMATIVO DA VOZ PERTENÇA DO C.R.P. RIO MAU. HISTÓRIAS DO PASSADO, PARA RECORDAR NO PRESENTE E REVIVER NO FUTURO