terça-feira, 31 de agosto de 2010

Festa do Emigrante no Lugar de Midões Agosto de 2010

No Lugar do Lamparão na Pitoresca Aldeia de Midões Viveu-se Festa Rija.
O QUE FAZ FALTA É ANIMAR A MALTA

Foi Bom, Foi muito bom, Foi espectacular.  Festa Popular, com a Gente da Terra
Foram dois dias de enorme felicidade rasgada de uma orelha à outra orelha.
    Quem no Sabado à noite se sentou para com aquela aragem a entrar por nós dentro, enchendo-nos os pulmões de ar puro e os comes e bebes confeccionados com um sabor tal de comer e chorar por mais. O Porco assado veio no Domingo e meus amigos: nem vos digo nem vos conto.
     Estava mesmo em ponto de rebuçado.
Não sei onde eles tiraram o curso de assadores.
Mas estava uma delícia.
O CONJUNTO VOZES DO SOUSA.
    Sinceramente e modéstia à parte:- Sou um ferrinho em festas e romarias e primo pela qualidade de execução e personalismo. Várias vezes tenho assistido a espectáculos de Conjunto Típico e das duas uma:- Ou eles me hipnotizam ou então são mesmo espectaculares e ao cabo de três horas e apesar de já ser uma da manhã a vontade era continuar. Mas claro que tudo tem uma hora para acabar, até pela obrigação do silêncio. Vontade de os ver brevemente a actuar em outro lugar qualquer é uma realidade.
                                   Rancho Folclórico das Senhoras das Amoras.
Pois é! Aquilo é mesmo há moda antiga e quem diria que conseguem mobilizar gentes de todas as idades e quando abriam a que gente do público presente subissem a cima do palco para dançarem era um ver se te avias.
  Estava um calor bastante tórrido, mas a aragem do Douro como lhe competia e ainda mantém hábitos dos tempos de outrora lá nos foi refrescando e estavasse bastante bem. Ai estava, estava.
Assim a Festa continuou sem abrandamento e só terminou pela volta das dezanove horas.
  Para mim foi maravilhoso recordar muitos daqueles que daqui partiram para o Brasil e muitos deles jamais regressaram e desses seus filhos se recentiu o próprio lugar. Mas a vida é mesmo assim e a festa veio prestar-lhes a devida homenagem.
   Encontrei pessoas que já não via há masi de cinquenta anos e até o caso de uma menina que agora é Enfermeira e que não a via desde os seu quatro anos de Idade. Um Beijinho Conceição. Foi uma Honra e uma alegria enorme vocês se darem a conhecer.
    Depois da Festa do S. José e Santo Ildefonso veio mais esta e agora é só esperar até sete de Setembro para outra Festa de arromba a Senhora das Amoras.
   Muitos Parabéns à Comissão de Festas e a todos quantos a tornaram possivel.
    O meu obrigado ao Vozes do Sousa por terem referênciado o meu nome.
     Abraços e Beijos para todos
Para mim é já no próximo Domingo no S. Pedro em Canelas no Convívio das Gentes de Sebolido.
 Isto é que vai uma Muenga!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário