sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Câmara Municipal de Casstelo de Paiva e Junta de Freguesia da Raiva = Esgotos no Rio Arda, vindos de Oliveira do Arda. Junta de Freguesia da Raiva

    Os Rios merecem ser respeitados, pois a água é vital para o ser humano.
Não sei de quem é a culpa e para mim neste momento nem isso é o mais importante.
 Importante é que o problema seja solucionado o mais brevemente possivel.
E que ele nunca deveria ter sido criado para ter  podido existir.
 Fiquei deveras incomodado e triste quando no dia 8 de Setembro dia que faz 98 anos que minha Mãe  nasceu no Lugar de Midões e fui à Festa da Senhora das Amoras.
 Quando vinha para baixo senti um cheiro imundo e fui saber o porquê e foi-me explicado que estavam a desintupir uma conduta que transporta o saneamento de Oliveira do Arda e que entra directamente ali uns metros abaixo directamente nas águas do Arda.
Segundo julgo saber esta situação é intolerável.
A uma situação igual: assisti, há um mês quando me desloquei a Escamarão e uns metros a cima da Ilha dos Amores o mesmo acontecia com entrada no Rio Douro.
     É tempo de dizer basta!!!
     As autoridades que tanto se preocupam em passar multas às embarcações e a quem procura pescar una peixes  para comer e, nestes casos aberrantes e criminosos, não actuam?
   Será porque não podem ou porque fingem desconhecer, com medo de represálias?
     Será que neste nosso querido país Portugal dos nossos Pais e Avós, uns tantos prevaricadores estão sempre a cima das leis vigentes?
      O Douro e o Arda e todos os outros Rios merecem ser tratados com respeito e civismo.
      A água é um bem essencial.

1 comentário:

  1. É imperioso que os novos autarcas se debrucem a sério na despoluição do rio Arda!
    Têm ainda três anos de mandato para dar início a um belíssimo trabalho, repondo assim um bom ambiente e respeitando um rio que não pode defender-se... Os humanos têm de pugnar por um direito que vale muito mais que o ouro, porque um bom ambiente não tem preço!
    Viver no meio da porcaria é equivalente a viver no inferno, que para quem tem crença será um grande castigo e pelo que sabemos ninguém gosta de ser castigado!
    O rio Arda sente-se castigado e se pudesse falar, perguntaria porque está a ser punido desta maneira terceiro-mundista...
    Levante-se a ETAR, se fizer parte da solução, ou faça-se o que deve ser feito e os especialistas estão à altura de o dizer!
    O nosso país tem homens capazes de resolver este tipo de problemas... Agora, olhar para o lado, fazer de conta que se não vê, já será mais grave!...

    -PELA DESPOLUIÇÃO DO RIO ARDA!

    ResponderEliminar