terça-feira, 21 de setembro de 2010

Santo Ildefonso = Gondarém/Raiva Concelho de Castelo de Paiva

Dedico estas Fotos à minha Prima Luisa Natural de Midões

Como reconhecimento pelo teu empenhamento em prol da Festa.
Prima Luisa.
   É de inteira justiça reconhecer o teu apego  e empenho ora  a preparar andores ora a juntar quantidades de dinheiro significativo que muito tem contribuído para que a Festa em cada anos melhor se realize.
     Tempos houve em que a Festa de S. José se realizava no Lugar do lamparão e deves recordar tal como eu que num desses anos casou a nossa prima Guida e foi o ano que até hoje mais peixe se apanhou naquele dia, tendo o Ti Tonino pescado de um lanço 102 um record até aos dias de hoje.
 Pelo lado azarento o meu Avô Joaquim Ferreira "O Guerguenteiro", que teve de avinhar a Varga e apenas apanhou um pequenote e que de danado pelo infortúnio o desfez contra a Chileira e como castigo andou ainda mais dois dias sem nada pescar.
   Não sei se ainda te recordar o do Lafrau que era o teu Irmão Eduardo, o Manuel o Nuca, a nossa Prima a Laurinda a Pintada e Tu Luisa? A Toca a Lata.
    Mas Prima são muitos os anos que para cá vies-te tal como eu, mas nunca eswuecemos as nossas origens. Por isso e muito mais, gosto de ti e te admiro.
 Não sei se também te ainda lembras da Videira das Uvas do Caneco no campo do Amorim do Eiteira campo do Curva. Do Sr. Martinho.
 Mas se já não te recordas o porquê de lhe chamarem a Videira do caneco, era porque quando as mulheres vinham com o Caneco cheio de água da Fonte e o Dono não estava roubavam um cachito e dentro do citado Caneco já não se via.
Midões e as nossas histórias são maravilhosas.
 Ofereço-te estas recordações e as fotos que se seguem do nosso areio.
    Beijos do Primo Valdemar Fanuca. Agora o Valdemar Marinheiro.

domingo, 19 de setembro de 2010

Para Ti Luisa = Procissãs em Midões = Podes ver a casa do Tenente.

Procissão da Festa do S. José no Lamparão em Midões.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Festa na Senhora Das Amoras Oliveira do Arda/ Raiva Castelo de Paiva

Ciúmes? = Pois sim!!! As minhas Pitorescas Aldeias são mesmo maravilhosas.


Foi mesmo dia de Festa e de uma enorme alegria.
    Quem tem o privilégio de reencontrar uma linda Senhora decorridos mais de 50anos e que hoje conta com a bonita idade de 92. Obrigada, felicidades e muitos mais . Jamais irei esquecer os seus quatro beijos e o pedido para ficar na foto ao lado da minha Madrinha Maria que também já não via há muitos anos. Prometo voltar em breve. Beijinhos  para vós lindas queridas. Ao mesmo tempo e pouco depois tinha uma outra enorme alegria, de dentro do hotel das Fontaínha e junto ao Douro, falava e via passar o PIKO Douro a cima no Barco  Pirata Azul.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Crianças de Midões de há Muitos Anos

Crianças  no Areio do lugar de Midões

Tantas e tão belas recordações

Pessoas Junto à Tasca do Tenente e da Tia Maria Mota

A Minha Seguenda Prima sentada a escassoa metros do Rio Douro. Onde se punham os sapos a fumar até rebentarem.

No Areio de Midões frente à Taberna do Pereira, onde vinha o Barbeiro de Sá, se cantava ao desafio e o meu Pai como bom cantador conquistou a minha Mãe. Belas Histórias.

Olha que duas misses de fotogenia.


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Midões/Raiva e Cancelos/Sebolido Recordar é Viver = Fotos Únicas

Rio Douro antes da Barragem de Lever/Crestuma

Areio de Midões, da outra Margens o Areio e Lugar de Cancelos

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Câmara Municipal de Casstelo de Paiva e Junta de Freguesia da Raiva = Esgotos no Rio Arda, vindos de Oliveira do Arda. Junta de Freguesia da Raiva

    Os Rios merecem ser respeitados, pois a água é vital para o ser humano.
Não sei de quem é a culpa e para mim neste momento nem isso é o mais importante.
 Importante é que o problema seja solucionado o mais brevemente possivel.
E que ele nunca deveria ter sido criado para ter  podido existir.
 Fiquei deveras incomodado e triste quando no dia 8 de Setembro dia que faz 98 anos que minha Mãe  nasceu no Lugar de Midões e fui à Festa da Senhora das Amoras.
 Quando vinha para baixo senti um cheiro imundo e fui saber o porquê e foi-me explicado que estavam a desintupir uma conduta que transporta o saneamento de Oliveira do Arda e que entra directamente ali uns metros abaixo directamente nas águas do Arda.
Segundo julgo saber esta situação é intolerável.
A uma situação igual: assisti, há um mês quando me desloquei a Escamarão e uns metros a cima da Ilha dos Amores o mesmo acontecia com entrada no Rio Douro.
     É tempo de dizer basta!!!
     As autoridades que tanto se preocupam em passar multas às embarcações e a quem procura pescar una peixes  para comer e, nestes casos aberrantes e criminosos, não actuam?
   Será porque não podem ou porque fingem desconhecer, com medo de represálias?
     Será que neste nosso querido país Portugal dos nossos Pais e Avós, uns tantos prevaricadores estão sempre a cima das leis vigentes?
      O Douro e o Arda e todos os outros Rios merecem ser tratados com respeito e civismo.
      A água é um bem essencial.