terça-feira, 10 de novembro de 2009

Lingueta dos Pescadores e Marinheiros!

QUANDO GUARDAMOS AS NOSSAS RECORDAÇÕES DE CRIANÇA. OS TEMPOS VOLTAM
Finalmente concluída a lingueta tal e qual como antes coberta com um manto de areia fina



Com um historial vindo dos primórdios de quando o Vinho Espumoso do Douro começou a ser transportado para Vila Nova de Gaia. Motivado pelo estio de Verão o caudal do rio não dava para transportar os barcos carregados deste local para baixo, por tal motivo construiram aqui e um outro perto na Abitureira, criaram uns armazens um em minha casa outro na quinta, onde armazenavam as Pipas, quando o caudal aumentava recarregam-nas e então eram transportadas até aos Armazens de V.N.Gaia.Tem ainda o propósito de perppetuar a Memória dos Pescadores, Barqueiros e Marinheiros.Foi reconstruída porque com o decorrer dos anos, aos poucos as vagas e as fortes correntes a foram desmoronando. Assim repôs-se um rico historial deste pitoresco lugar de Cancelos da Freguesia de Sebolido.



Com a subida do caudal do rio, motivado pela construção da Barragem de Lever/Crestuma e a força com que as fortes vagas criadas pelos barcos de grande porte e a força com que embatiam no muro da Lingueta, foram durante todos estes anos, arrastando os grandes pedregulhos que a sustentavam. As duas existentes na Quinta da Abitureira, (Quinta esta que já foi possuidora de Brasões) também situada na Freguesa de Sebolido. São marcos de um historial ímpar, com alguns séculos de existência. Esta verdade irrefutável, que fazia parte da História da Escola do primeiro ciclo aqui em Sebolido.
COM QUE PROPÓSITO TERIAM SIDO AQUI CONSTRUÍDAS AS LINGUETAS?
No Verão com o baixar do Caudal do Rio, a profundida era muito pouca, como tal não era possivel continuar com grnade lastro, dado o assoreamento. Como tal foram construídas estas duas linguetas para ser possivel descarregar as Pipas de Vinho do Douro que aqui eram armazenadas. Uma no Armazém da Quinta da Abitureira, a outra no Tapado do Coelho. Com o Inverno o Caudal do rio subia e o transporte até ao Porto tronava-se viável e muito mais rápido, enquanto isso as fortes correntes não aconselhavam em que determinados pontos de perigorisidade se navegasse. Consta mesmo que poderão ter sido construídas um pouco antes da primeira exportação de Vinho para Inglaterra.

Barcos atracados na Lingueta dos Pescadores e Marinheiros
21 /03 /2009


Proa de barco atracado na Lingueta

Barco turístico navegando rio abaixo

Lindo Muito Mais que LindoLindo e tudo Comigo Mexe

Batelão de carga subindo o rio Douro

Sabido que no Pitoresco e acolhedor Lugar de Cancelos sempre as suas gentes no decorrer dos Séculos, o seu principal rendimento e ocupação profissional, foi a Pesca. É de inteira justiça a placa, prestando-lhes justa e sentida homenagem, que a mesma sirva para perpetuar as suas memórias.Bem Hajam pelo legado que nos deixaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário