NÚMERO DE REDES E PESCADORES POR CADA VARGA
Tempos houve em que Midões e Cancelos chegaram a ter 32 Vargas. Como cada Varga ocupava 4 pessoas, logo eram 120 pessoas (Homens, Mulheres, Adolescentes e Crianças) que se ocupavam, desde meados de Janeiro até fins de Maio. Sendo que depois vários homens continuavam ainda, quando terminava a pesca ao Sável e Lampreia, normalmente no mês de Maio, até aos fins de Setembro. Eles continuavam a a pesca, utilizando outro tipo de redes e o pescado era constituído por várias espécies de peixe miúdo.
Destes homens destacam-se pescadores, como o Ti Jaquim Ferreira (O Garguenteiro), o Albano, o Carlos e o Américo Rouxinóis, o Luis Gordinha e o Francisco Mota. Muitos outros pescavam dois ou mais anos, como eu e tantos outros, jovens e adultos. E interrompendo essa faina, quando se arranjava um trabalho de rentabilidade continuada.
AS ESPÉCIES MAIS APRFECIADAS ERAM O SÁVEL E A LAMPREIA
Certo que as espécies mais preferidas pelos pescadores e por quem as podia comer, aqueles que tinham o necessário poder económico, eram o Sável e a Lampreia, espécies que faziam parte da economia da região. Apreciados e servidos á mesa de muito boa gente.
Sem comentários:
Enviar um comentário