quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os Migrantes!

«O EXEMPLO DE UM OUTRO ILUSTRE ESCRITOR DO CONCELHO»

Conheço o trabalho de um outro Ilustre Escritor de uma Freguesia vizinha, tem ele vindo a desenvolver esse difícil trabalho de pesquisa na sua Freguesia que é Vila também, já leva alguns anos de uma profunda recolha de testemunhos.
Tenho conhecimento das dificuldades acrescidas que tem sentido e as horas incontáveis que já lhe dedicou..

VILA DE NOGUEIRA DA REGEDOURA
O SEU HISTORIAL SERÁ SEMPRE UM TRABALHO INACABADO
URGE DAR-LHE CONTINUIDADE

Na minha modesta opinião, afirmo convictamente que este trabalho é de um valor histórico acrescido, não basta o querer ou saber, é preciso juntar- se -lhe muito mais.
O Professor/Doutor e Escritor Armando tem essa capacidade. Brilhante a forma como mobilizou o Co- Autor seu Pai Alberto
O Armando não tem habilidade para escrever. Ele sabe escrever.E é dotado de uma fonte inesgotável de Imaginação, bem como ainda
com capacidade impressionante de pesquisa.

NÃO TENHO A VELEIDADE DE ME IMISCUIR NESTE MAGNÍFICO TRABALHO

Mas numa "apreciação séria e isenta" o que me ocorre acrescentar é que é uma obra de valor ímpar e abrangente.
Como tal válida para ser desenvolvida em todas as situações.
.Partilho da opinião que foi brilhantemente conseguida.

BEM SEI QUE HÁ MUITA GENTE QUE NÃO GOSTA DE LER
OUTROS TEM DIFICULDADE EM O FAZER

Como tal, dirão - Lá está ele a dar-lhe e a burra a fugir!
Cedo aprendi que só alcançamos algo com trabalho, se ficarmos sentados os sonhos não nos caem no colo. Aprendi isto com tenra idade e quando devorava os Livros que os Carros da Caloust Gulbenkian por cá deixavam e nos posssibitavam a sua leitura.

"MIGRANTE" ( OU NO CASO MEU CASO PESSOAL CASTELHANO)

NÃO SOU NATURAL DA FREGUESIA DE NOGUEIRA DA REGEDOURA.
SINTO QUE CONTINUO EM CADA DIA QUE VIVO A AMAR MAIS SE AINDA É POSSIVEL A TERRA ONDE NASCI E CRESCI.
MAS TENHO POR NOGUEIRA DA REGEDOURA, UMA LIGAÇÃO AFECTIVA DE DEDICAÇÃO E AMOR QUE JÁ CONTA 45 ANOS. COM RAÍZES CIMENTADAS.
TAMBÉM E COM PLENO DIREITO ADOPTEI ESTA TERRA E GENTES COMO MINHAS.

«MIGRANTES UM VALOR ACRESCIDO NO PROGRESSO E EXPANSÃO »

Sabendo que na sua maioria os Migrantes foram pessoas de cultura limitada, é de bom senso recordar o que aprendi na Canção do Adriano Correia de Oliveira:
Há sempre alguem que resiste. Há sempre alguém que diz não.
Não é propósito meu nem admito abrir sepulturas e criar funerais, esperando que tenham muita gente e a sua grande maioria sejam carpideiras elegantes e finas.
Prefiro isso sim poder dar uma pequena contribuíção para que o Migrante seja no futuro uma recordação positiva a perpetuar.
Numa Freguesia que é regular ouvir a reclamação de uma referência ao Emigrante de Nogueira da Regedoura por Terras do Além Mar, também todos aqueles que deixaram as suas Terras e Migraram para a Freguesia e contribuíram de forma inquestionável, merecem essa perpetuação, pelo menos numa rua ou Praceta com Alusões a estas nobres Gentes.

A MINHA APOSENTAÇÃO:
Aposentei-me para nos meus dois Recantos (Amores) ter a mente sempre preenchida com pensamentos positivos, que me facultem poder:

TESTEMUNHAR RELATOS PRECISOS, QUE UM DIA POSSAM VIA A CONTRIBUÍR PARA UM HENRIQUECEDOR HISTORIAL DA NOSSA FREGUESIA DESTA VILA RACHONA

Sem comentários:

Enviar um comentário