quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Terra e a Gente!

INSPIRAÇÂO E DETERMINAÇÃO APÓS A LEITURA QUE SE SEGUE
TRABALHO QUE DEVIA SER LIDO POR TODO O HABITANTE
DE NOGUEIRA DA REGEDOURA

Armando de Sousa e Silva e Alberto de Oliveira e Silva

S. Xpistofori de Nucaria da Rugidoura

Nogueira da Regedoura Breve Incursão Monográfica

A Terra e a Gente

Foi tudo o acima citado e transcrito por ordem e que com a devida vénia dou a conhecer neste meu blog.

O MEU GRATO RECONHECIMENTO PORQUE FOI A FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA QUE ME TENHA INSPIRADO E DECIDIDO TORNAR PÚBLICO TUDO O QUE MENCIONO DE SEGUIDA:

PRIMEIRO: CONVITE PARA UMAS CAMINHADAS PEDRESTES PELOS RECANTOS SINUOSOS DA FREGUESIA

Vale a pena fazer umas caminhadas pelos recantos da Freguesia, para se prestar homenagem áqueles pobres coitados, que sem que nada lhes tenha sido pedido, desenvolveram trabalho notável na criação e conservação do património lá existente e de valor incalculável em prol da mesma e suas gentes.
TAMBÉM ELES MERECERIAM UMA ESTÁTUA.

CONCLUSÕES / CONFISSÕES:
Não tenho qualquer preconceito em reconhecer humildemente, e porque é sério que aquando da apresentação do Livro no evento que o Executivo de Nogueira da Regedoura realizou no Centro Recreativo Venezuelano, onde fomos todos aqueles que tinhamos desempenhado cargos Autárquicos homenageados. Onde foram feitas entregas de Diplomas e Medalhas da Vila de Nogueira da Regedoura.

«A MINHA PRIMEIRA LEITURA DA MONOGRAFIA»

NUMA BREVE PASSAGEM, DESFOLHANDO AS PÁGINAS DA OBBRA; SEM UMA LEITURA DE RIGÔR E ANÁLISE.
Encontrava-me na mesa com meu Irmão António também ele Autarca e Primeiro Secretário da Assembleia de Freguesia, que adquiriu a obra. Fui desfolhando com a rapidez como os Politícos lêm os Titulos dos Jornais e passado cerca de meia hora, não me senti motivado para a adquirir.
Devo confessar que conhecendo o rigor e saber que exige a si próprio e o saber escrever do autor, fiquei com uma impressão desoladora. Pareceu-me uma pesquisa tendênciosa. Mas nutria um grande interesse pelos artigos que escritos por ele anteriormente eu apreciava, continuei a ler o que o Armando escrevia nos Orgãos de Comunicação Social. Continuavam a ser interessantes, então pensei que algo neste trabalho não tinha sido conseguido.
Mas seguindo aquela máxima, de que num bom pano cai a nódoa, DESCULPÁVEL.

MAS O PASSAR DO TEMPO, PROPORCIONA- NOS, ENSINAMENTOS ÚNICOS.
De há uns meses a esta parte, mais concretamente desde que veio a público o Autor se preparava para públicar um novo trabalho. Comecei a ouvir várias apreciações á obra. Confesso que em alguns casos, não muito positivas, mas o mais caricato,o que até já é corrriqueiro aconteciam virem dos (corpideiros/as) de pessoas que lá estão referênciadas por tarefas que desempenharam. Se calhar com destaque de elevado valor.
Não ouvindo de outros e muito bem como escrevem os autores que mereceriam , mas não constam, normalmente acontece com gente que trabalha incansávelmente em prol das Colectividades, Autarquias Futebóis etc. etc. e se reservam de maneira a evitar protagonismos. São os Chamados Paus para todas as colheres. Incansáveis e Solidários. Sem nada pedirem em troca.

AFIRMA QUEM SABE:
QUE ESTÚPIDO É QUEM REPETE ERROS VELHOS
INTELIGENTE É AQUELE QUE COMETE ERROS NOVOS
NUNCA PODE SER CRITICADO DE COMETER ERROS, QUEM NADA FAZ - OS PARASITAS

"UMA OBRA HISTÓRICA, ( AGORA SEI) QUE MUITO HENRIQUECERÁ A NOSSA VILA"

Li e reli a obra, talvez como quem pede desculpa pelo erro cometido aquando da primeira apreciação, mas a curiosidade foi crescendo e pelas razões que acima citei, levou-me a que fizesse uma apreciação perspicáz de ser capaz de ser o mais imparcial possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário