Quando no passado domingo elementos, da Comissão de Festas em honra do Oráculo S. Paulo me bateram à porta e disseram ao que vinham, falando que tínhamos de ser briosos, porque o nosso Lugar em todos os tempos o tinha sido.
Fiquei maravilhado ao relembrar-me de um leilão ocorrido há muitos anos, e no qual, por exigência do povo deste pitoresco e acolhedor lugar, apenas e só para conseguir mais dinheiro, decidiu fazer cortejos em separado. O povo da parte de cima da freguesia, sempre muito preocupado com possiveis independências, não ficou nada satisfeito com a ideia.
Mas estava decidido e o povo pescador tinha personalidade própria e quando decidia alguma coisa, era para concretizar. Cancelos era forte, tinha poder de decisão e como tal de nada valeu os queixumes e tentativas de boicote.
Tínhamos excelentes executantes musicais. Quem desse tempo não se lembra do Serafim Quedas, do Ganso, do Acordeão do Ribeiro, das Violas e Cavaquinhos dos Correias e o imortal Quim Ferreira, ensaiador do Rancho de Sardoura e posteriormente do de Castelo Paiva. Tinhamos e temos o orgulho do Senhor do Bonfim e a Torre da Igrteja serem mandadas construír por dois Cancelenses.
A Loja do Porco do Ti Manel Guerra, foi o local escolhido para os ensaios. Foi tudo organizado ao pormenor. Terá sido uma das coisas culturais mais maravilhosas que a freguesia já viveu.
Para melhor compreender a História deste lugar, necessária e fundamental carece de uma pesquisa exaustiva, para que em tempo algum se possa questionar os relatos e conclusões a que o autor possa ter chegado.
Nos relatos primórdios do lugar de Sebolido, Quinta da Abitoreira, o Lugar de Cancelos é referência, nos relatos posteriores, e por castas Monárquicas, o citado lugar deixa de ser referênciado e passam apenas a constar o de Sebolido e Abitoreira. Aquando da separação da Freguesia de Canelas,Sebolido passa a Freguesia e passa a contar apenas com o Lugar da Abitoreira. Nos registos disponiveis não foi possivel encontrar os motivos porque Cancelos não consta, ainda como não se sabe quando foi de novo reintegrado.
Rio Mau que pertencia á Freguesia de Santa Eulália de Pedorido, por vontade própria, deixa de pertencer e integra-se como Lugar da Freguesia de Sebolido.
Nos testemunhos recolhidos por testemunhas ainda vivas e com cerca de noventa anos, com uma lúcidez de memória impressionamento, foi possivel conhecer as origens dos seus antepassados e que remontam a mais de dois Séculos. Esses antepassados sempre falaram do seu Lugar, muito provávelmente ignoravam que o nome do lugar não constava em registos. Muito provávelmente porque as castas tinham mais interesse que pelo brasões adquiridos assim fosse.
Os Marinheiros dos Barcos Rabelos, sempre chamaram ao Lugar de Cancelos, "Cancelinhos". Diziam eles que esse era o nome que os seus antecessores lhe tinham ensinado.
Para uma melhor ilucidação importante se torna referir o nome e as familias residentes no fundo de Cancelos.
Sem comentários:
Enviar um comentário