quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Recordar é viver duas vezes!

MUNDO MARAVILHOSO DOS MEUS TEMPOS DE CRIANÇA E ANOS SEGUINTES

RECORDO COM ENORME FELICIDADE DOS BONS TEMPOS VIVIDOS EM CRIANÇA
FOI UMA GERAÇÃO ÚNICA, A CHAMADA GERAÇÃO DE OIRO.

Ao longo de décadas tive o privilégio de conhecer e conviver com inúmeras pessoas. Foram convivências com gentes de todo o nosso Portugal. Passamos horas a fio a falar do que foram e como foram vividos os nossos tempos de criança e como eram partilhados.
Por muitas e importantes razões é importantissimo fazer-se a sua divulgação. Ao fazê-lo pretendo que ele venha a servir como guia de ponderação. Muita coisa certamente não é recomendável que se façam.
Se calhar também nós não o deveriamos ter feito, mas muitas das coisas que se passaram e como se passaram, eram um desafio constante. Estou convicto que foram os nossos desafios, que decididamente contribuíram para uma maior flexibilidade de horas marcadas de entrar em casa.

OS TOQUES DAS SANTISSIMAS TRINDADES.
O BADALAR DOS SINOS PARA NÓS ERA O CHAMAMENTO DO RECOLHER OBRIGATÓRIO

NASCER EM PLENA 2ª GUERRA MUNDIAL, A QUAL OCORREU DE 1939 A 1945

TERÁ DITO SALAZAR - PORTUGUESES FICAREIS LIVRES DA GUERRA, MAS NÃO LIVRES DA FOME

NASCI NUM LAR TÃO POBRE EM VALORES MATERIAIS, MAS EM AMOR, DE RIQUEZA INCALCUlÁVEL
DIFICULDADES AOS MEUS TRÊS ANOS DE IDADE PARA QUE ME ACEITASSEM

Não foi nada fácil a minha integração e aceitação pelo grupo de crianças entre os 3 e mais anos. Dia que não me acertassem o passo não era dia bom para eles. Entendiam que eu não tinha o direito de participar nas brincadeiras nem ocupar os espaços que eles consideravam exclusivamente seus. Apesar de os meus avós paternos serem deste lugar e eu aqui viver tempo a meias com o lugar de Midôes.
Meus pais compraram, cerca de um ano antes, uma casa no lugar de Cancelos o sitio conhecido por Tapado do Coelho. A mesma estava ocupada por um caseiro, que teimava em não sair. Impuseram condições e mais condições, apesar de minha mãe lhe ter arranjado casa e comprometer-se a pagar-lhe um ano de renda. Nada servia. A lei facultava-lhes esse direito.
Foram tempos difíceis, pois a casa onde habitávamos no lugar de Mídões, era em terra e apenas tinha uma cozinha pequenissima e uma sala igual. Já eramos dois irmãos e um terceiro estava a caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário