quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Politiquices!

NOGUEIRA DA REGEDOURA COMEÇA A DESENVOLVER-SE. PARA ISSO FOI IMPORTANTÍSSIMA A CONCRETIZAÇÃO DAS ACESSIBILIDADES.

No dia 15 de Novembro de 1963, é empossada pelo então Presidente da Câmara Municipal da Feira, uma novo Executivo, tendo como Presidente da Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura, o Senhor Joaquim Domingues Maia, tendo como Secretário O Sr. António de Oliveira Pedrosa e como Tesoureiro o Sr. José Francisco Sales.

Foram dos principais obreiros criando infra-estruturas em toda a Freguesia para que assim ela se desenvolvesse. Sem medo de errar, que sem eles, o seu desenvolvimento estaria seriamente comprometido.

Ele foi de tal ordem, que incomodou o Vice-Presidente da Câmara Municipal numa visita, ao ponto de ter afirmado, ao ver "in loco", tão grande progresso, que as Juntas não podiam abrir estradas nem alargar caminhos. Numa demonstração de coragem e de amor à sua terra continuaram o desafio. A resposta do Executivo foi continuar fortemente na senda do desenvolvimento.

PERANTE ESTA REALIDADE INDESMENTIVEL COMPROVADO EM PARTE NAS ACTAS DE ENTÃO DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

A este Ilustre, dedicado e competente Presidente e aos restantes membros do Executivo, sendo que muito em especial o Presidente que com horas incontáveis de trabalho em prol do desenvolvimento da Freguesia, juntando-se-lhe avultados prejuízos na sua vida profissional, nunca perdendo a humildade que o caracterizava, sem nunca ter embandeirado em arco ou elevar-se como protagonista do trabalho que desenvolveu. Noutro espaço falaremos mais em pormenor do Homem e da Obra.

FOI COM INTEIRA JUSTEZA A PERPETUAÇÃO QUE A ASSEMBLEIA DE FREGUESIA REGISTOU

As Gentes de Nogueira da Regedoura podem orgulhar-se de em 1979 ter eleito uma Assembleia de Freguesia, cujos membros tiveram o discernimento de pousarem as bandeiras partidárias e unanimemente sabido perpetuar a memória dos ilustres e dedicados servidores e dignificadores desta Terra, fossem eles genuínos ou adoptivos. A prová-lo estão os nomes dos Lutadores anti-monárquicos, Professor/Doutor António Ferreira Soares e Bernardino Pereira, Doutor António Carlos de Carvalho Ferreira Soares; as Ruas 25 de Abril, 1º de Maio e da Liberdade. A Avenida onde consta o nome de Joaquim Domingues Maia, e uma Travessa com o mesmo nome. Foi com inteira justiça, onde contaram apenas e só a forte determinação dos membros da Assembleia de Freguesia fazerem com que a nossa Freguesia seja exemplo.

FORAM RECOLHIDOS TESTEMUNHOS IDÓNEOS

Os testemunhos recolhidos ao vivo, comprovaram que o Presidente na abertura das ruas e alargamentos de caminhos também ele lá trabalhava arduamente e muito concretamente, na Avenida onde consta o seu nome. Despendendo ainda quantidades significativas em importâncias materiais e até monetárias.

A ABERTURA DA ESTRADA DE OLIVÃES A POUSADELA TORNOU-SE NUMA NECESSIDADE PREMENTE COMO NÃO EXISTIAM ACESSIBILIDADES, OS CARROS TINHAM DE FICAR EM OLIVÃES.

TAMBÉM NA PRESIDÊNCIA DE JOAQUIM MAIA, EFECTUOU-SE ALARGAMENTO DO CEMITÉRIO

Terminou os seus mandatos em 1971.

EMPOSSADO UM NOVO EXECUTIVO

Presidente - Elísio Pereira da Silva

Secretário - António de Oliveira Pedrosa

Tesoureiro - Moisés Pereira do Couto

Durou até 25 de Novembro de 1974. Dos trabalhos desenvolvidos, não constam grandes remontas.

O PÓS 25 ABRIL 1974 EM NOGUEIRA DA REGEDOURA CONTADO POR QUEM O VIVEU INTENSAMENTE

É na luta árdua, que a razão é como o azeite. Mais tarde ou mais cedo, acaba sempre por vir ao de cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário