quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Movimentações Autárquicas!

SEBOLIDO, em 5 de Outubro de 2009

Disse-me quem lá tem estado e pertencendo a várias listas concorrentes, que até ao dia de hoje era impensável tal acontecimento na pacata e hospitaleira Freguesia de Sebolido, onde o seu número de Eleitores não chega aos milhares.
Principalmente e quando ainda no passado dia 3 em Rio Mau, as campanhas dos Candidatos, metendo o Quim Roscas e parceiro do Telerural, o Porco assado e muito mais.
Certo que a Freguesia ficou mais poluída, já que as caravanas da Lista Independente, a Coligação PSD/CDS, os Candidatos Camarários e lista concorrente á Assembleia de Freguesia de Sebolido fizeram circular durante horas inúmeros carros.
Um observador atento e que ideológicamente não está ligado a nenhuma destas candidatura, já que delas seguramente sairá o Presidente da Junta de Freguesia de Sebolido, o Presidente da Camara Municiapal de Penafiel e o Presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, apenas terá um forte desejo e não esitar em fazer um apelo ou se for mais importante um pedido:
- Que independentemente de quem for eleito para nos Governar, passem a ter a respeitabilidade de todos os Sebolidenses independentemente de serem os eleitos nas listas em que votaram. Pois o povo é soberano e a maioria a escolherem os seus representantes merecem esse respeito.
Aos que forem eleitos que dispam as roupas da partidarite e que se empenhem mais e reconheçam que a Freguesia de Sebolido e os Sebolidenses, não podem continuar a pagar facturas para as quais não contribuem.
Quem já conta largas dezenas e conhece a sua história com mais de 300 anos, sabe que esta freguesia e suas gentes laboriosas e hospitaleira e se calhar o seu grande pecado, sempre foi vitima e prejudicada. Primeiro quando integrada como lugar na Freguesia de Canelas, depois quando se tornou Freguesia de de bom grado recebeu a integração do Lugar de Rio Mau, que voluntariamente e fazendo crer que o fazia num gesto de boa vontade e de elegante vizinhança, sempre levou o melhor quinhão, deixando quando muito para não se tornar alarmante umas migalhas e sempre porque eram maiorias e tinham os Senhores tais sempre ocupavam os Lugares chaves que lhe permitissem dividir o bolo a seu belo prazer. Souberam habilmente fomentar em Sebolido os grupinhos de divisão enquanto entre si souberam cimentar a união e amor ao seu lugar. Tenho pelo povo Rimauense uma enorme admiração e estima e em muitos casos forte amor, mas sei que aqueles a que me refiro encontrei-os na própria história do Historial e não é conclusão minha.
Pelo que não será demais um apelo a quem nos vai governar que dediquem um pouco mais de atenção a esta freguesia e que propocionem condições e meios para que Sebolido tenha o mesmo direito a desenvolver-se ao nivel das restantes 37 freguesias do Concelho.
Também não duvido que para que tal aconteça, as gentes de Sebolido têm de acabar com a fomentação da divisão e unir-se para reaproximar todos os conterrâneos e por todos juntos sermos muito poucos, mas que sirvamos para passarmos a auferir daquilo a que por direito próprio nós e a nossa freguesia merece.
Nós passamos, as gerações vindouras farão a história e serão justas na sua avaliação.

»SEGURAMENTE TEREMOS DE TRABALHAR NO SENTIDO DE TORNAR A NOSSA TERRA NUM LUGAR ONDE TENHAMOS ORGULHO E CONDIÇÕES DE CÁ PODERMOS VIVER «

Como Secretário da Direcção do Centro Recreativo e Cultural de Sebolido, pugnei para que todas as Forças e Coligações fossem tratadas rigorosamente igual.
Durante várias anos tem a Colectividades saído prejudicada pelos ataques constantes em épocas Eleitorais.
Acreditava que fosse possivel deixarem de lado certos preconceitos e dispusessem da Colectividade como um enorme legada pelos nossos antepassados, e onde muitos de nós começamos a dar os primeirois passos na Educação e nos ministraram ali uma Educação que nos permitiu resistir e ser exemplo durante as largas dezenas de anos que já contamos.
Fui rigoroso na entrega do documento que disponibilizavamos as Estalações para eventgos partidárias em conformidade com a lei, no tempo que durava a pré-campanha e Campanha dos dois actos Eleitorais.
Os actos ficam sempre com quem os pratica.
Contudo com Director do Centro Recreativo e Sebolidense não poderei deixar de lamentar profundamente tal procedimento.
Quando falhamos estamos sempre a tempo de corrigir e indeferentemente de quem for eleito Presidente da Junta da minha Freguesia de Sebolido, ponha de arte todas as querelas pessoais e apoie a Colectividade que é um dos mais significativos exemplos dos nossos antepassados.
Oito anos sem qualquer tipo de apoio do nosso Executivo, é uma pena demasdiada pesada.
Se esta justa cooperação se vier a concretizar por quem vencer as eleições, terão a minha total solidariedade, de contrário o problema de não subsidiar o Centro Recreativo e Cultural de Sebolido será sempre um ponto de discórdia.

Sem comentários:

Enviar um comentário