quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Pretensão – Manter a chama acesa e tornar os sonhos realidade

Aqui em Cancelos está-se bem. Maravilhosamente bem.
VOLTEI
Voltei e com disponibilidade para concretizar a ambição de tornar o sonho que me persegue em realidade, falar do meu Rio, das minhas Gentes, das Minhas Terras, fazer regressar nas minhas citações, os Barcos os Sáveis as Lampreias as redes, os Pescadores as inúmeras Juntas de Bois que no Areio de Melres e no do Areio Dórts subiam os Barcos Rebelos e Rabões,todos os recantos das Chumbeiradas das, as pedras da Arretorta, Linhares, a Barca de Espadanedo, as farpas alo desafio daTi Madalena desafiando o Ti Zé do Paulom em volta da Fogueira no Areio Dórts, voltar a trocar peixe por Jerupiga, voltar a ver o Tono :Libana com aquela grande ramada motivada pela Jerupiga, ver as corridas de barcos com 4 pessoas a remar, o cantar ao desafio no enquanto o Barbeiro corta o cabelo na tasca do pereira de Midões a Armónica de Boca do Ganso, a Flauta do Quedas, os Bailaricos em Cancelos na Tasca do Ti Mário barrigudo, os Bailaricos do Ribeirinho no Acordeão. Voltar a meter Leite de Figos da Figueira Brava da Tia Guida na Gaitita e depois ser vergastado, Tornar a chamar o Ti Afonso O Regedor para meter vidros por baixo das Janelas da Escola para não fugirmos. Voltarmoas a Jogar ao Dominó a cartilho na LÇoja do Ti Cunha a fumar o Cigarrito debaixo da Tileira, voltar a Fazer as Travessuras de S.João e de novo ir atirarb pedras aos caçadores ganhado dez escudos e vê-los atirar bás perdizes e caçarem graças. ver o Gato fidalgo e os dois do Ti Pinto de Quebra figos a trazer os Coelhos que caçavam para casa. Voltar de novo a roubar as uvas na Quinta da Moira e o Pai Nente a arrajar Lampreias pelo roudo dos Garotos, pagar 25 e croa pelos dois ravos da Ti Maria Zé ( A Catequista) e fazer de novo casinhas no Lagar do Ti Albano,continuar comno hoje com o Douro a rondar-me os pés es eu a admirá-lo parece que me fala cada vez com mais convicçã que é imperioso fazer algo que permita concretizar o desejo de perpetuar a medmória de todos quantos me foram queridos e ttêm um lugar cativo no meu coração . Acreditar é um preciosissimo incentivo para que estejamos de bem com nós mesmos e e com quem partilhamos as nossas vidas. arre+ s L0Lo na Romaria da Senhora da Saúde. Ele com a sua viola Ramaldeira a cantar a Rosa Tirana. E com um cravo seu companheiro atrás da orelha.
Escreveu coisas lindas como estas: Não tomo as coisas ao trágico; aceito-as de ânimo predisposto e berm disposto, como o fruto natural dos tempos correntes.
Cerca de seuis anos viveu escondido entredd o povo, que o agasalhava e avisava dos mnímos movimentos de estranhos na áreda. Mas foi classificado pelo médico legionário "Ser o intelectual mais perigoso do Norte.
E é assim que, na manhã de 4 de Julho de 1942, é aramada a Ferreira Soares uma diabólica cilada, na figura de uma falsa doente que lhe apresenta, acompanhada de um homem, no consultório que mantinha em sua casa aqui em Nogueira da Regedoura.
E cerca das onze horas da manhã é assassinado com catorze balas de pistola metralhadora desfechadas à queima roupa. Vilmente assassinado o médico, etnógrafo, contista e critico, ergue-se como justo exemplo de sacrificios e luta, de despojamento e dignidade.
RUMEI À ESQUERDA... PARA MAIS PERTO DO POSSIVEL CONVÍVIO E ORGANIZAÇÃO DAS MASSAS POPULARES. (Carta a Camara Reys, Setembro de 1936)
Perpetuar a sua memória e dar a conhecer o seu exemplo é um dever que fica cumprido pelas gentes da nossa freguesia e de todos aqueles que se indignam contra todo este tipo de atrocidade. s dois q gd0LJspan> Anthero pelo exemplar trabalho com que fomos brindados. Outro vulto invulgar e que lhe cabe perfeitamente os atributos do Amigo Fielzinho foi o nosso Amigo e no meu caso Camarada Cunha. Este grande homem que não exitouem momento algum apostar e correr todos os riscos em defesa das suas convicções, e nem o Presidio no antigo Regime Salazarista o desviaram de continuar durante toda a sua longa vida que viveu ter defendido as classes oprimidas e marginalizadas das quais ele era oriundo. è convicção minha que por tudo o que ele fez em prol das gentes de Santa Maria da Feira e mais concretamente na Terrade S.Paio de Oleiros já merecia que o Executivo Oleirense e que peca por tardar em lhe fazer uma referência com justeza pública para que o seu busto e personalidade sirva como exemplo de homem integro que viveu nesta Vila e a adoptou como sua. Tive e tenho a honra a este homem nascido em Alenquer e apesar de ser Ateu ser meu Compadre, padrinho da minha filha CatarinaEufémia e de o ter acompanhado durante muitos anos em lides partidárias, já que comungava-mos dos mesmos ideais e muito para lá do Político sermos amigos pessoais. Tenho ainda uma enorme dívida de gratidão para com esta Vila, pois foi aqui que durante anos e quando estive mergulhado na dependência alcoólica ter sido aceite e desculpabilizado muitas vezes. Hoje continuo assiduamente nesta Vila porque desempenho na Associação de Alcoólicos Recuperados Sediada nas instalações do Antigo Hospital a missão de Monitor como Doente Alcoólico Tratado e com 22 anos de abstinência, as ligações que mantive com a Biblioteca e mantenho com a Tuna da qual sou Associado de há muitos anos a esta parte espelham o meu afecto a esta simpática e hospitaleiras terra de gentes humildes e acolhedoras. São inúmeras as histórias e ligações que tive e tenho, mas irei segundo espero as desenvolver em outra oportunidade, por mim a todos um bem hajam e contem com a minha receptividade eafectividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário